Antigravidade, é possível?

A gravidade, você sem dúvida se lembra, é a força atrativa entre objetos. Ela segura você no planeta e mantém o planeta na órbita em torno do Sol. Como você deve imaginar, a ideia de reduzir, cancelar ou proteger contra esse efeito da gravidade é altamente atraente.

 

A tecnologia da antigravidade revolucionaria a exploração espacial e a produção de energia. Ela reduziria drasticamente a demanda por energia em viagens e transporte. Mas primeiro teríamos de alterar drasticamente nossa compreensão da física e descobrir como conter a força mais poderosa do Universo.

Em 1992, o físico russo Eugeny Podkletnov afirmou ter testado com sucesso um dispositivo que protege um objeto da gravidade. O experimento envolveu levitar um disco supercondutor sobre um ímã. De lá pra cá, ninguém - incluindo os pesquisadores da Nasa - foi capaz de replicar esse experimento.

 Eugene Podkletnov.

Em 2002, pesquisa do conhecido jornalista de aviação Nick Cook sobre uma suposta pesquisa nazista sobre antigravidade não conseguiu convencer os críticos. A antigravidade, por outro lado, envolve a diminuição dos efeitos do empuxo gravitacional sobre um objeto, e a ciência ainda não chegou lá.

Muitos cientistas acreditam fortemente que a antigravidade não é possível, dado o que conhecemos sobre o Universo e as leis que o governam. Então, por hora, todas aquelas impressionantes engenhocas antigravidade terão de permanecer no reino da ficção científica.

  • Curiosidades:


O rei do ilusionismo

Michael Jackson patentou sapatos com sistema de ilusão antigravidade para fazer passo de inclinação do corpo fora de seu eixo
Reprodução / MJJ Productions

O rei do Pop, Michael Jackson, ficou conhecido pelos passos mirobolantes que criava para as coreografias de seus shows. Um deles, a ilusão de inclinação antigravitacional, em que o astro e seus pupilos param no palco inclinados fora do eixo do corpo, é conseguido graças a um sapato especial que Jackson patentou nos EUA. Como o próprio nome do dispositivo diz (Anti-Gravity Lean Illusion), trata-se de puro ilusionismo. O sistema consiste de um sapato com uma espécie de trava no salto que se encaixa em um gancho na superfície do palco, impedindo que o dançarino se esborrache no chão quando inclina o corpo para frente além do seu centro de gravidade.

Já pensaram, pessoal? Quem sabe um dia não consigamos sair flutuando por aí! Por hora, fiquemos com os pés bem fincados no chão. :( Abraços!

Fontes:

  1. Ciencia.hsw