Lei da gravitação universal.

Isaac Newton, baseando-se no estudo dos movimentos da Lua e dos planetas e elaborou a base teórica que deu origem à Lei da Gravitação Universal: Matéria atrai matéria na razão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado da distância. Assim dois corpos quaisquer se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado dadistância entre seus centros de massa.



A intensidade da força de atração é a mesma em ambos os corpos, independente dos valores de suas massas e pode ser determinada pela expressão: 


Em que G tem um valor constante e é denominada: constante da gravitação universal. Seu valor, medido experimentalmente, é:

           

Pelo fato de esse valor ser muito pequeno, é necessário que a massa de pelo menos um dos corpos seja muito grande para que percebamos a força gravitacional entre eles. Quando um corpo encontra-se próximo à superfície da Terra, a força-peso ou, simplesmente, peso, aplicada pela Terra, prevalece sobre outras forças gravitacionais de corpos próximos, pois a massa da Terra sempre é muito maior que a massa desses corpos. 


Fontes: 

  1. Wikipédia
  2. Aulas Particulares